Com início de suas atividades em 1996, tinha como objetivo colaborar para o progresso da área de Saúde, editando e oferecendo ao mercado títulos assinados por renomados profissionais do segmento, especialmente na área da Educação Física. A Editora ampliou sua atuação para outras áreas de interesse, como Fisioterapia, Nutrição, Educação e Enfermagem, entre outras, que também passaram a pautar as publicações.
Além disso, novos produtos e novos suportes vêm sendo utilizados para a distribuição do conhecimento, tais como CDs, DVDs, hotsites, arquivos em flashpaper para publicações eletrônicas, além de plataformas multimidiáticas usadas na divulgação desse acervo no Instituto Phorte Educação e na PhorteTV. A Phorte Editora vem colocando todas essas tecnologias ao dispor da sociedade brasileira, buscando prover acesso rápido e irrestrito ao conhecimento. Pela Phorte Editora já foram publicados mais de 650 livros, e-books e vídeos nas diversas áreas do conhecimento. O saber é o mais valioso bem que o ser humano pode deter. Com um bom livro nas mãos, você transpõe barreiras e chega a um novo mundo.

O Instituto Phorte Educação foi criado em 2007, com o objetivo de abrir canais de comunicação com os estudantes de todo o país, por meio da criação, divulgação e comercialização de soluções digitais para o ensino presencial e a distância. Sua constituição se deu em parceria com a Phorte Editora, visando ampliar a oferta de conteúdos educacionais para atender alunos do ensino médio à pós-graduação. A partir daí, foram firmadas parcerias com importantes instituições de ensino, com foco na oferta e na produção de conteúdo educacional. O Instituto Phorte Educação também atua na realização e na comercialização de cursos livres (online e presenciais), e mantém anualmente diversos eventos voltados para as áreas da Saúde, Nutrição e Esporte.

O Instituto Phorte Educação também é pioneiro na produção de objetos de aprendizagem, que são recursos digitais que se destinam a apoiar o aluno no processo de aprendizagem presencial e a distância, como, por exemplo, textos, vídeos, imagens, simuladores, jogos educativos, animações 2D e 3D etc. São mais de 70 mil horas de aulas digitais produzidas.
Também possui uma plataforma de ensino proprietária com ambiente virtual de aprendizagem, voltada para cursos de graduação, pós-graduação, extensão e cursos livres, nas modalidades a distância e presencial. Engloba LMS (Learning Management System), um sistema de gestão acadêmica e financeira, integrado, que possibilita um controle total de uma instituição de ensino.

A busca do iPet será sempre a formação de profissionais de qualidade, que tenham o perfil de verdadeiros construtores sociais. Os egressos dos cursos estarão mais bem preparados para enfrentar os desafios contemporâneos, contribuindo para o desenvolvimento e o aprimoramento das organizações, privadas ou públicas. Eles deverão ser capazes de expandir sua atuação profissional para além dos limites do seu negócio e abarcar o seu entorno, em busca de soluções sustentáveis e adequadas à realidade presente e futura.

Para haver aprendizagem é importante transformar o conhecimento existente em capacidade de atuar de forma significativa na realidade. O conhecimento é matéria-prima para que as habilidades e as competências sejam planejadas e desenvolvidas pelos professores, para que os alunos se tornem capazes de atuar de forma apropriada em seus ambientes sociais. Para isso, é fundamental que a educação superior abandone a prática de processos de ensino baseados apenas na informação ou no conhecimento existente, e os transforme em competências significativas que constituam capacidades de atuação de valor para a sociedade.